AMIZADES E RELACIONAMENTOS

O ser humano sendo um ser gregário possui muitas características, dentre elas, sem a pretensão de esgotar o assunto, a de viver em comunidade [relacionar-se socialmente], a solidariedade, a amizade, e, por outro lado necessita de ver que os seus esforços foram reconhecidos nos meios familiares, sociais de profissionais.

A medida que vai acumulando e somando estes e outros predicados, vai evoluindo cronologicamente [idade], socialmente, profissionalmente e culturalmente, sendo que à cada momento vai criando laços de amizade e cooperação com seus semelhantes à medida em que ele e os seus relacionados vão passando por experiências e aventuras comuns, nas quais revelam-se a coincidência do pensamento comum, de pontos de vista compartilhados, que colaboram para o aperfeiçoamento e solidificação das amizades.

Passa o tempo e as necessidades humanas e os interesses individuais fazem com que as amizades fiquem distantes, como também novas amizades sejam formadas e velhas amizades sejam abandonadas ou até abolidas pois à medida em que avança a idade a premência do dia-a-dia faz com que os interesses, as necessidades, as prioridades, mudem de forma cíclica.

Assim, é comum que as boas amizades do grupo escolar nem mais sejam lembradas, que aquelas do ginásio e do colégio sejam mantidas em um cantinho no qual sejam lembradas com carinho, aquelas da juventude sejam lembradas mercê as aventuras nas quais conviveram juntos, as do período do nascimento dos filhos sejam utilizadas eventualmente por estes com maior entrelaçamento que acaba por provocar a renovação dos pais, aquelas do primeiro serviço profissional e também do serviço militar sejam rememoradas em função dos primeiros descortinamentos intelectuais, das identidades de pensamento sobre princípios de vida, as do envolvimento com movimentos sociais e esportivos em alguns casos terminam por reavivar antigas amizades, a escolha profissional provoque o aparecimentos de outras, como também propicia o reavivamento de antigas.

Outros acontecimentos acabam por influenciar a formação o reavivamento ou ainda o afastamento das amizades, tais como a opção religiosa, a escolha de uma mesma nova cidade para se viver, o “trabalhar em uma mesma empresa”, o interesse por uma mesma pessoa, os interesses por correntes políticas opostas, e outras, porém existem também acontecimentos que fazem com que os laços se reforcem mais, como os casamentos, os batizados e também os dias de chuva [econômicos, profissionais ou problemas de saúde] que acabam por aplicar seus efeitos à todos sem distinção, onde alguns acontecimentos causam mais influência que outros.

Destes acontecimentos alguns se destacam por maior ou menor repercussão dos gestos, na maioria pequenos, mas que guardam um alto grau de representatividade e assim vai a vida, cada um na sua vivência, onde cada ciclo pode ser representado por círculos ligeiramente concêntricos e ligeiramente justapostos.

Se alguém olhar detidamente aquele conjunto de círculos que representam os Jogos Olímpicos poderão aferir um dos sentidos de eu eles sejam justapostos, que é aquilo que dá o significado de amizade entre os povos”.

Pois bem, considere que cada círculo daqueles seja uma das suas amizades e à medida que vá se lembrando das amizades que formou ao longo da sua vida, desde o grupo escolar, desde a sua infância com os seus vizinhos, vá criando novos círculos.

Trace um círculo inicial, com uma cor diferente das demais, o qual vai representar a sua vida e fixe o seu centro com um ponto em negrito.

Em seguida faça uma pontuação dando uma determinada importância, maior ou menor, para cada uma destas amizades, onde a mais importante; aquela amizade que teve a maior importância ou influência na sua vida, deverá ter o centro mais perto possível do centro do seu círculo, e em seguida, vá traçando, uma a uma as suas amizades. Neste raciocínio vai encontrar a “amizade que mais influenciou a sua vida”, e você pode também definir que a mais importante é aquela que mais tempo ficou presente em sua vida, sendo que neste raciocínio vai encontrar a “amizade mais antiga e sempre presente”.

A distância entre o centro e a borda de cada círculo vai representar o tempo que já decorreu na sua vida desde o seu nascimento, e assim da análise de cada uma das opções descritas acima você encontrará as suas boas amizades perenes, como também aquelas pessoas que você poderia classificar de “melhor amigo” [neste caso se você valorizar os acontecimentos mais marcantes da sua vida].

De forma geral vai poder classificar as suas amizades por décadas, por exemplo, aquelas com mais de 50 anos, 40 anos, etc.

Copyright © 2017 Todos os direitos reservados para WRM Auditoria e Consultoria Ltda

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?